Silicone Mamas

A colocação de implantes ou próteses de silicone nas mamas é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Com a evolução constante das próteses e técnicas, o procedimento se tornou mais seguro e efetivo, melhorando a autoestima da mulher.

Quando está indicada a cirurgia?

A mamoplastia de aumento com silicone está indicada em pacientes com pouco volume mamário mesmo acompanhado de flacidez não exagerada. Em casos de mamas pequenas, muito caídas ou flácidas, a colocação de implantes de silicone é associada à elevação dos seios, procedimento denominado mastopexia com próteses.

Há idade mínima para colocar silicone?

Não há idade definida e a indicação dependerá, além das características das mamas, do amadurecimento emocional da paciente.

Como são colocados os implantes?

A colocação dos implantes pode ser feita por uma pequena incisão realizada no sulco da mama, ao redor da aréola ou mesmo nas axilas. Cria-se um espaço atrás do tecido mamário ou do músculo e as próteses são, então, posicionadas. Atualmente, vários tipos de recursos foram incorporados à cirurgia de colocação de próteses de silicone. Técnicas que utilizam vários planos para posicionar e sustentar o implante, tiras ou “suspensórios” musculares e outras estratégias cirúrgicas trazem hoje mais segurança, recuperação mais rápida resultados mais previsíveis, naturais e duradouros.

Como é feita a escolha do tipo de próteses?

O tamanho, tipo, formato e outras características das próteses são discutidos e decididos entre o cirurgião e a paciente. Além da expectativa da mulher, aspectos como tamanho do tórax, forma dos seios, cirurgia prévia nas mamas, características anatômicas e cirúrgicas são avaliadas. Evitam-se exageros de tamanho. O melhor resultado deve trazer naturalidade.

Onde é realizada a cirurgia e que tipo de anestesia é utilizada?

A cirurgia é sempre realizada em ambiente hospitalar. Optamos por anestesia local acompanhada pelo anestesista que irá sedar a paciente. Outros tipos de anestesia também podem ser utilizados. O procedimento é ambulatorial e a paciente tem alta no mesmo dia.

Como é a recuperação?

A recuperação costuma ser tranquila, sem maior desconforto. Apesar do avanço das técnicas, por segurança e bom senso, sugere-se cuidado e prudência no período pós-operatório. Nos primeiros dias após a cirurgia deve-se evitar elevar muito os braços, fazer força ou dirigir. Apesar de segura, como qualquer cirurgia, esta também não é isenta de riscos ou complicações.

O resultado é para sempre? É necessário trocar os implantes?

Com o processo natural de envelhecimento, as mamas podem alterar sua forma, posição, tamanho e consistência. Com a evolução dos implantes, pode-se dizer que este material pode durar um longo período no organismo, devendo ser trocados após período variável. Exames como mamografia, ultrassonografia (ecografia) das mamas, ressonância magnética ou palpação dos seios devem ser realizados normalmente nas pacientes com implantes de silicone.

E a amamentação?

Normalmente é possível amamentar após a colocação de implantes de silicone nos seios. Isto dependerá de cada caso.

O que é contratura capsular?

Em alguns casos poderá haver a formação de uma cápsula de tecido fibroso produzido pelo próprio organismo muito denso envolvendo as próteses. Esta cápsula fibrosa, em alguns casos, pode deixar as mamas muito firmes, levando à necessidade de nova cirurgia. Com a utilização de implantes mais modernos, este problema passou a ocorrer com menor frequência, mas deverá ser sempre levado em conta e discutido com seu cirurgião.

A colocação de implantes pode estar relacionada a câncer?

Após a colocação de silicone nas mamas, o organismo forma uma espécie de cápsula ao redor destes implantes. Em algumas raras situações, pode haver a formação de um tipo pouco frequente de câncer denominado linfoma anaplásico de células gigantes. Esta alteração ocorre nesta cápsula. O diagnóstico precoce e tratamento adequando levam em geral à cura deste problema. Aprimoramentos nos novos tipos de implantes teoricamente levam a uma menos chance de formação deste tipo raro de câncer. Toda candidata à inclusão de silicone deve discutir exaustivamente este e outros riscos e detalhes da cirurgia com seu cirurgião plástico.

É possível remover o silicone das mamas?

A remoção dos implantes, também conhecida como explante, pode ser realizada a qualquer momento. O esclarecimento e diálogo com o cirurgião plástico ajudam e esclarecer os motivos e levar à decisão sensata e científica do “explante” de silicone.