Ácido hialurônico é um polissacarídeo de origem biológica. Está presente na pele e outras regiões do nosso corpo.
Quais sãos as funções do ácido hialurônico?
Hidrata os tecidos e lubrifica-os, estabiliza as células e forma uma matriz de sustentação da pele.
Por que utilizar esta medicação nos tratamentos estéticos?
Inicialmente, por ser um produto biológico, não permanente e que possuímos na pele. Ao utilizar o ácido hialurônico na face ou mãos, estamos repondo algo que originalmente existe em nosso organismo. Além de preencher sulcos ou aumentar pequenas áreas, estudos mostram sua capacidade de hidratação e como estímulo à formação de colágeno.
Quais as principais indicações do ácido hialurônico?
Está indicado no tratamento de sulcos e rugas, aumento dos lábios e maçãs do rosto ou melhora da forma nasal.
Pode ser aplicado nas pálpebras inferiores, lóbulos de orelhas, na melhora do contorno facial e também na mãos envelhecidas. O termo “harmonização” facial passou a ser utilizado recentemente para designar um procedimento que, na realidade, já vinha sendo realizado por cirurgiões plásticos e dermatologistas há muitos anos. Refere-se à utilização do ácido hialurônico em suas diferentes apresentações e densidades com a finalidade de obter uma melhora estética global da face.
Todos os ácidos são iguais?
Existem diferentes tipos de ácidos hialurônicos, com densidades, concentrações e características que estão indicadas segundo cada tipo de tratamento. Seu efeito é temporário e pode ser repetido sempre que desejado. Como todo tratamento estético, os resultados devem ser naturais. Outro efeito benéfico do uso deste produto é a possibilidade de produzir uma revitalização dos tecidos, tonificar estruturas profundas, estimular o colágeno e hidratar.
Há riscos com o uso do ácido hialurônico?
Como todo tratamento médico, sempre há riscos. Deformidades, nódulos, inflamação, infecção e até problemas vasculares com sérias consequências podem ser produzidos pela aplicação deste produto. Em alguns casos, o uso de hialuronidase pode estar indicado. Trata-se de uma enzima capaz de dissolver o ácido hialurônico, se necessário. Sempre é importante buscar um profissional médico treinado não só para realizar este tratamento como também para manejar possíveis complicações.
Dr. Alberto Goldman
Dr. Goldman é cirurgião plástico com especialização no país e exterior. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Laser (sul) e Editor da Revista Brasileira de Laser. Conferencista renomado e autor de inúmeras publicações sobre cirurgia plástica e tratamentos a laser.