Ginecomastia – Mamas em homens
Ginecomastia é o aumento das mamas em homens.
Quais as causas da ginecomastia?
Pode ser causada por obesidade, alterações hormonais, uso de anabolizantes, medicamentos, tumores e outros fatores. Algumas vezes, este aumento pode até simular mamas femininas e ocorrer em um ou ambos os lados.
Por que é importante tratar a ginecomastia?
O aumento indesejado das mamas em homens é fator de constrangimento, vergonha e, muitas vezes, limita o convívio social.
Qual a incidência deste problema?
A incidência de ginecomastia na puberdade pode chegar a 65%. Na idade adulta o aumento das mamas pode comprometer até 30% dos homens.
Quais as características das mamas aumentadas?
À semelhança das mulheres, as mamas aumentadas no sexo masculino podem ter um componente de gordura e de glândula ou tecido mamário. A identificação do conteúdo das mamas, a avaliação clínica e laboratorial, associadas ao exame de imagem como a ecografia (ultrassom) irão determinar a necessidade e tipo de tratamento.
Como é o tratamento da ginecomastia?
Isto dependerá da constituição, tamanho e aspecto das mamas. Em casos pequenos, a lipoaspiração com laser pode ser suficiente. Nos casos mais avantajados, pode ser necessária retirada de tecido glandular e até mesmo remoção de pele.
É possível tratar a ginecomastia com laser?
O tratamento da ginecomastia pode ser realizado com o auxílio do laser. A lipoaspiração a laser rompe as células de gordura presentes nas mamas aumentadas de homens e auxilia na retração da pele e na atenuação da flacidez.
Como é o procedimento e a recuperação?
Normalmente a cirurgia é realizada em hospital, sem necessidade de internação e sob anestesia local acompanhada por sedação. A recuperação costuma ser rápida e sem maior desconforto.
Qual o resultado da correção da ginecomastia?
Mamas mais proporcionais ao tronco, menores e de aspecto mais masculino. O tratamento melhora a autoestima e confiança do homem.