O peso, forma, posição e tamanho aumentado dos seios podem trazer desconforto, problemas posturais e constrangimento à mulher.
Qual objetivo da plástica de redução das mamas?
Além de diminuir o volume mamário, a cirurgia corrige a forma e posição dos seios. Tecido mamário, gordura e pele são parcialmente removidos e a aréola e bico dos seios reposicionados. Muitas vezes, é realizada, no mesmo momento da mamoplastia redutora, a remoção de gordura localizada tanto próximo das axilas como na porção mais lateral dos seios. Para tanto, utilizamos a lipoaspiração com laser.
A partir de que idade pode ser feita a cirurgia?
Pode ser realizada em pacientes jovens e sem filhos. A indicação dependerá do tamanho dos seios, limitações e repercussão na vida da paciente. Outro aspecto fundamental na definição do momento de realização da mamoplastia é o amadurecimento emocional da paciente.
Onde são as cicatrizes?
A localização de cicatrizes dependerá das características das mamas e técnica utilizada. Normalmente é em forma de letra “T” invertido. Em casos selecionados, a cicatriz resultante pode ser em forma de “L” ou até restrita ao redor da aréola.
Como é a cirurgia de redução dos seios?
O procedimento é ambulatorial, realizado em hospital. Exames clínicos, ecografia e mamografia, além de laboratoriais são feitos antes da cirurgia de redução mamária.
Como é o pós-operatório?
Normalmente sem maior desconforto. Nos dias que se seguem à cirurgia, deve-se evitar atividade física, elevar muitos os braços, fazer força ou dirigir.
E a sensibilidade das mamas, amamentação e exames após a cirurgia?
Normalmente a sensibilidade das mamas é preservada e exames como mamografia, palpação de mamas, ecografia (ultrassonografia) ou ressonância magnética podem ser realizados normalmente. A maior parte das pacientes submetidas à mamoplastia consegue lactar e amamentar. Porém, isso depende de cada caso.