Mentoplastia é a cirurgia do queixo. Visa aumentar sua projeção, melhorar sua forma e tamanho.
Quando está indicada?
Está indicada quando o paciente possui o queixo pequeno e/ou retraído. Esta característica deixa o perfil facial desproporcional e, normalmente, o nariz parece grande em relação ao pescoço e queixo. Algumas vezes esta característica está associada ao acúmulo de gordura na papada, diminuindo o ângulo do queixo em relação ao pescoço.
Como é realizada a mentoplastia? Há cicatrizes visíveis?
É realizada sob anestesia local podendo ser acompanhada pelo anestesista. Uma pequena prótese de silicone, porex ou outro material é especialmente moldada de acordo com as características e necessidade do paciente. Através de uma pequena incisão dentro da boca, entre a gengiva e o lábio, esta prótese é introduzida. A colocação também pode ser realizada por um pequeno corte entre o queixo e pescoço. A mentoplastia é uma cirurgia ambulatorial. Em casos mais graves, poderá ser necessária uma cirurgia de avançamento da mandíbula.
Como é o curativo?
O curativo é feito com tiras de esparadrapo de papel que poderá ser molhado.
Como é o pós-operatório?
Não há pontos a serem retirados. Geralmente não há dor. Nos dias que se seguem à cirurgia, a alimentação deve ser líquida ou pastosa e não muito quente.
Como são os resultados da plástica do queixo? A mentoplastia pode ser associada com a plástica do nariz?
Sim, quando a rinoplastia é realizada junto com a cirurgia do queixo, o procedimento é chamado perfiloplastia. Esta combinação leva a um resultado mais harmônico e natural, com uma melhora global da face.